A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) está a realizar um inquérito sobre o estado actual e os grandes desafios do Mercado de Valores Mobiliários (MVM), com o propósito de obter informações úteis que possam contribuir para a elaboração do plano estratégico da instituição para o quinquénio 2022 – 2027.
O inquérito terá como base dois questionários, um dirigido às entidades com participação relevante no MVM e o outro para o público em geral, que deverão estar disponíveis no website da instituição, até 31 de Março de 2021.
Nos questionários, deverão constar perguntas simples e genéricas, onde o ponto de vista, bem como as opiniões do público sobre o estado actual e os grandes desafios do MVM serão tidas em consideração.
“A CMC entende que para que as linhas orientadoras possam ser capazes de melhor responder às necessidades e desafios do mercado de capitais e melhor guiar o seu regulador e supervisor, é fundamental que se tenha em conta a visão dos players do mercado sobre a sua situação actual, bem como sobre os seus grandes desafios”, refere Elsa Marques, directora de comunicação e educação da CMC.
O documento avança que a iniciativa se enquadra na realização de acções que visam a promoção de uma política de proximidade com os operadores do mercado, factor que o órgão responsável pela supervisão, regulação, fiscalização e promoção dos MVM e instrumentos derivados definiu como parte integrante da sua estratégia global para dinamização o mercado em Angola.
O que se pretende, conclui o documento, é garantir o pleno funcionamento do mercado de capitais, de modo a que este importante segmento do sistema financeiro angolano se constitua como um dos mais eficientes e confiáveis centros para a atracção de capital, bem como num mecanismo de excelência de financiamento à economia.