O ministro de Estado dos Recursos Minerais e Energia do Qatar, Ahmad Al Sayeg, manifestou o interesse do seu país em cooperar com Moçambique no sector do recursos minerais, especificamente nos hidrocarbonetos, um potencial que, segundo diz, “é característico dos dois Estados.
Ahmad Al Sayeg avançou também que a longa experiência do Qatar na extração e exportação de gás natural oferece um campo de colaboração com Moçambique, país que se prepara para ser um protagonista mundial de peso neste domínio, por força das imensas reservas de gás natural que possui.
“Realmente, vemos grandes oportunidades, para cooperar nos sectores de energia e não só”, afirmou Sayeg, durante um encontro com o ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Max Tonela, em Moscovo. O governante avançou ainda que os dois Estados também podem cooperar noutras áreas, como agricultura e tecnologia.
Apesar da crescente pressão internacional para o abandono do uso de combustíveis fósseis, o executivo moçambicano defende que o gás natural será uma fonte crucial para a transição energética, “por ser o que menos polui entre os recursos fósseis”.
Lusa