O Projecto Mulher Real – construído para auxiliar as mulheres angolanas no campo emocional, financeiro e social – lançou, recentemente, a Campanha “Eu Posso Mais”, uma iniciativa que visa capacitar as mulheres zungueiras (vendedoras ambulantes) com ferramentas práticas para assumirem o controlo das suas finanças, planeamento familiar e educação.
De acordo com uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, “a campanha surge num momento crucial”, pois pretende diminuir o nível de desinformação entre as zungueiras, que são mulheres que vendem produtos em mercados informais, muitas vezes enfrentando desafios económicos e sociais.
O “Eu Posso Mais” concentra-se em fornecer conhecimentos essenciais em “educação financeira”, “planeamento familiar” e “alfabetização”, reconhecendo o potencial transformador dessas competências.
“Ao capacitá-las com habilidades práticas, o projecto busca não apenas fortalecer o papel das zungueiras na economia local, mas também promover a sua autonomia e bem-estar”, lê-se na nota.
Além disso, acrescenta o documento, a campanha “Eu Posso Mais” está alinhada com os objectivos mais amplos do Projeto Mulher Real. Além de impulsionar a igualdade de género, como terceiro objectivo do projecto, através de debates em diferentes canais de comunicação e encontros presenciais de capacitação e motivação, a iniciativa também contribui para a realização do quinto objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Esse objectivo visa alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas, destacando a importância de iniciativas como essa no caminho rumo a um mundo mais justo e sustentável.
O “Mulher Real”, dirigido pela jornalista angolana Rossana Dias, é um projecto que foi construído para auxiliar as mulheres angolanas no campo emocional, financeiro e social, destaca o comunicado.
Na sequência do lançamento da campanha “Eu Posso Mais”, no próximo dia 21 de Abril, o Mercado de São Paulo será palco da primeira oficina de Alfabetização, Educação Financeira e Planeamento Familiar dedicada às vendedeiras locais. O evento visa fornecer ferramentas essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres que actuam como comerciantes no mercado.
O evento contará com a presença de especialistas em cada área, que irão ministrar palestras, facilitar actividades práticas e promover discussões interativas, proporcionando uma experiência de aprendizagem enriquecedora e inclusiva para todas as participantes.