O programa de apoio à coprodução de cinema entre Portugal e o Brasil, que esteve interrompido nos últimos anos, reabre no dia 17 deste mês, avançou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Este programa anual resulta de um protocolo luso-brasileiro que permite o cofinanciamento anual de pelo menos quatro filmes – ficção, documentário, em imagem real e cinema de animação – com um montante global de 700 mil euros a repartir em partes iguais pelos dois países.
De acordo com o ICA, o programa deste ano abre a 17 de Agosto e fecha a 19 de Outubro, sendo fixado em 175 mil euros o valor máximo a atribuir por projecto. Dos quatro filmes que o ICA e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) do Brasil apoiam neste programa, pelo menos dois são minoritariamente brasileiros e dois são minoritariamente portugueses.
O protocolo que fixa um novo programa de apoio luso-brasileiro, diz a Lusa, foi assinado em Abril passado em Lisboa, por ocasião da visita oficial do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, a Portugal.