A Professional Womens Network (PWN) arrancou com a primeira edição do Programa de Mentoring, envolvendo um total de 14 duplas de mentores e mentees, com a missão focada na capacitação de mulheres para o exercício de funções de liderança.
De acordo com a presidente da PWN Luanda, Sofia Chaves, este é um passo “muito relevante” para a organização, sendo que o Programa de Mentoring “é um projecto que corresponde às expectativas de todas as organizações da PWN activas, num total de 28 cidades espalhadas pelo Mundo.”
No final de 2021, data em que a PWN arrancou, lembra Sofia Chaves, desenvolveu-se um número considerável de eventos, no entanto, o arranque do Programa de Mentoring é o passo mais ambicioso neste caminho em que se pretende ajudar as mulheres angolanas a reforçar e desenvolver as suas competências de liderança.
Entre os mentores, que em regime de voluntariado responderam ao apelo lançado, estão profissionais, homens e mulheres, com diferentes backgrounds, mas que que têm em comum o objectivo de ajudar a PWN Luanda a concretizar os seus propósitos, em torno do primeiro Programa de Mentoring.
O Ex-CEO da ZAP em Angola e Moçambique, José Carlos Lourenço, que actualmente desempenha funções em empresas de consultoria em Luanda, é um dos mentores, que carrega a experiência de programas idênticos desenvolvidos pela PWN Lisboa.
Por isso, entende Sofia Chaves, “se em Portugal o programa faz todo o sentido, em Angola pode ter um alcance extraordinário, sendo que a liderança em geral é uma capacidade crítica para o desenvolvimento do país, visando ajudar jovens líderes angolanas para um desenvolvimento ainda mais justo e sustentável”.
A primeira edição do Programa de Mentoring da PWN terá uma duração aproximada de 3 meses, estando já a ser planeada a segunda que terá lugar no início de 2023.
A PWN – Professional Womens Network – é uma organização internacional, com sede em Paris, e que tem como objectivo central a capacitação de mulheres para o exercício de funções de liderança. A organização encontra-se já activa em 28 cidades de múltiplos países, tendo a PWN Luanda dado os seus primeiros passos no final de 2021, sob a presidência de Sofia Chaves.