A produção industrial em Cabo Verde aumentou 10,4%, no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do país.
De acordo com o Índice de Produção Industrial (IPI), esse aumento entre Janeiro e Março representou, ainda assim, uma diminuição de 1,2 pontos percentuais (pp) em relação ao trimestre anterior, o último de 2022, e em termos trimestrais de 1,6%.
Os sectores da indústria transformadora e indústria de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio apresentaram, segundo o INE, os contributos mais relevantes para a variação positiva do índice.
Quanto ao índice de preços na indústria, no primeiro trimestre deste ano, aumentou 12,6%, em comparação com o trimestre homólogo. “A evolução do índice de preço na produção industrial foi particularmente influenciada pelo agrupamento das indústrias transformadora”, lê-se no documento. citado pela Lusa.
Por sua vez, avança o IPI, o volume de negócios aumentou 22,6% nos primeiros três meses do ano. Entretanto, fazendo o inverso, as indústrias extrativas tiveram uma variação negativa do volume de negócios, na ordem dos 79%.
“O volume de negócios na secção das indústrias transformadoras registou variação de 27% e as secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de tratamento e distribuição de água, registaram variações homólogas de 22,7% e 5,0%, respectivamente”, lê-se no relatório.