A produção da indústria de tabaco em Moçambique registou um crescimento de 23%, em 2023, face ao ano anterior, segundo divulgou o Ministério da Economia e Finanças do país, com base nos dados da execução orçamental.
De acordo com os referidos dados, o crescimento levou a que a produção atingisse os 4 475 milhões de meticais, o equivalente a quase 65 milhões de euros.
Em 2022, avança a Lusa, a indústria do tabaco em Moçambique havia alcançado um total de 3 640 milhões de meticais (cerca de 52,5 milhões de euros), indicando um crescimento notável no espaço de apenas um ano.
Moçambique é destacado no relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) como oitavo maior país em área de cultivo de tabaco no mundo. Com uma área cultivada de 91 469 hectares, o país é o terceiro maior produtor na região africana, ficando atrás apenas do Zimbabué, com 112 770 hectares, e do Malawi, com 100 962 hectares.
O relatório da OMS identifica os 50 países com maior área de cultivo de tabaco, destacando o Brasil e Moçambique como as únicas nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) incluídas nesta lista.





