O Instituto de Gestão de Activo e participações do Estado (IGAPE) deu início nesta semana a primeira fase do processo de privatização da ENSA Seguros de Angola, que envolve a alienação de 51% do capital social de empresa, como determina o Despacho Presidencial nº 81/20 de 5 de Junho.
Nesta primeira fase, o processo de privatização e alienação das acções representativas do capital social da ENSA será efectuado através de concurso limitado por prévia qualificação, em obediência ao despacho da ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, datado de 12 de Maio último.
A ENSA foi eleita, em 2019, como uma das empresas públicas a privatizar, no âmbito do PROPRIV – programa específico apoiado pelo Banco Mundial. Entretanto, o início do processo de privatização da mais antiga seguradora do país, durante o segundo trimestre do ano em curso, já havia sido anunciado pelo seu PCA, Carlos Duarte, aquando da apresentação recente dos resultados obtidos em 2020.
Na ocasião, o gestor garantiu que os trabalhos neste sentido, envolvendo assessores financeiros, jurídicos e o IGAPE estavam “muito” avançados. O processo de privatização da ENSA decorrerá em duas fases, sendo que nesta primeira será identificado um parceiro estratégico, enquanto a segunda está reservada a venda das acções.
Depois de ter registado um resultado líquido negativo de 9,9 mil milhões de kwanzas, em 2019, a ENSA encerrou 2020 com lucros de 17,7 mil milhões de kwanzas, um crescimento na ordem dos 278%, comparativamente ao ano anterior.
A empresa viu também o seu volume de prémios brutos a ascender 33%, para 84,6 mil milhões de kwanzas. Já os activos mantiveram-se próximo dos 200 mil milhões de kwanzas, com a margem de solvência a superar os 200%.
Com mais de 43 anos, a ENSA é a empresa líder do sector segurador angolano. Dados disponíveis dão conta que, em 2020, a empresa detinha uma quota de mercado de 37%.
A seguradora está presente em todo o território nacional – através de uma rede de 29 agências próprias, 39 parcerias, 61 mediadores e 56 correctores –, garantindo emprego a 578 colaboradores.