A TAAG – Linhas Aéreas de Angola realizou na última Sexta-feira, 08, o seu primeiro voo comercial com a nova aeronave Airbus A220-300 com serviço para São Tomé e Príncipe (STP) e Catumbela, município da província de Benguela, Angola.
De acordo com uma nota de imprensa a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, a TAAG tinha na sua programação geral de voos para passada Sexta-feira, o primeiro serviço comercial com a aeronave modelo Airbus A220-300, equipamento que recentemente passou a incorporar a frota da transportadora.
“Com uma saída matinal do Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, e com uma tripulação angolana, coube a São Tomé, o pioneirismo de ser o primeiro destino operado pela TAAG, com recurso ao Airbus A220-300, num voo inaugural acompanhado pelos membros do conselho de administração da empresa.
A delegação da Companhia, e no âmbito das boas relações institucionais com a diplomacia, avança o documento, foi recebida no aeroporto pelo embaixador de Angola em São Tomé e Príncipe, Fidelino Peliganga.
A viagem para São Tomé terá durado sensivelmente 2h30, tendo sido transportados cerca de duzentos passageiros, considerando o itinerário completo, Luanda/São Tomé/Luanda.
O comunicado refere também que a província de Benguela tornou-se na primeira escala nacional da TAAG a receber a aeronave Airbus A220-300, numa ligação de uma hora entre o Aeroporto Internacional de Luanda (AIL) e o Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela, com cerca de 240 passageiros mobilizados no itinerário Luanda/Catumbela/Luanda.
A configuração do Airbus A220-300 da TAAG tem capacidade total 1para 37 passageiros (12 em classe executiva e 125 em classe económica) sendo uma aeronave moderna, “extremamente eficiente e com elevado nível de conforto para os passageiros”. O equipamento está sinalizado para cobrir as rotas domésticas e regionais (intra-africanas) da companhia angolana de bandeira.
“De referir que este é um momento histórico, sendo a primeira vez que a TAAG tem uma aeronave modelo Airbus na sua frota proprietária, reforçando a estratégia multimarca implementada pela Companhia”, lê-se na nota.
A aeronave A220-300, tem igualmente a particularidade de ser a primeira a incorporar a nova identidade visual da TAAG, conservando na sua decoração toda a angolanidade, com o reforço da visibilidade da Palanca na cauda do avião e asas, acrescenta a TAAG no comunicado.
*Napiri Lufánia