O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, cumpre nesta Sexta-feira uma visita de trabalho de algumas horas em Angola. Da agenda do responsável europeu, consta um encontro com o Presidente angolano, João Lourenço e uma visita ao centro de vacinação contra a covid-19, Paz Flor.
Com João Lourenço, Charles Michel deverá abordar a iniciativa Covax – que tem entre os seus principais financiadores a União Europeia (UE), as relações EU-Angola e a segurança regional, segundo fontes citadas pela Lusa.
O presidente do Conselho Europeu, que chega a Luanda proveniente de Kinshasa (República Democrática do Congo) regressa ainda nesta Sexta-feira a Bruxelas, depois de um almoço oferecido pelo chefe de Estado angolano.
Durante a sua visita oficial a Kinshasa, Charles Michel entregou dois barcos àquele país para melhorar a navegação no rio Congo, onde muitos barcos frágeis naufragam todos os anos.
Angola foi um dos primeiros países africanos a receber vacinas doadas no âmbito da iniciativa Covax, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que pretende garantir o acesso equitativo à vacina contra a covid-19, e já permitiu imunizar cerca de 500 mil pessoas.
A pandemia da Covid-19 atingiu já 26.431 angolanos, dos quais 594 faleceram, 23.606 foram recuperados e 2.231 continuam com a doença. Entre os que o vírus activo, nove estão em estado crítico, 15 graves, 86 moderados, 60 leves e 2.661 assintomáticos, de acordo com a última actualização apresentada nesta Quinta-feira pelo Ministério da Saúde.
Pelo mundo, o novo coronavírus provocou, pelo menos até à data, 3.152.646 mortos, como resultado de mais de 149,5 milhões de casos de infecção, segundo balanço feito pela agência francesa AFP.