O presidente da Commonwealth Enterprise and Investment Council, Jonathan Peter Marland, o Lord Marland de Odstock, considerou esta semana que Angola tem um “enorme potencial” que pode beneficiar e contribuir para o aumento do comércio entre a nação lusófona africana e os 56 países-membros da organização que dirige.
Num encontro com uma delegação angolana liderada pelo presidente do conselho de administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques da Silva, integrada pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), Refriango e grupo Carrinho, o Lord Marland manifestou o seu interesse em visitar Angola, durante o primeiro trimestre do próximo ano.
Por outro lado, na reunião, que decorreu à margem da segunda Cimeira de Comércio e Investimento da Commonwealth, o Lord de Odstock mostrou-se satisfeito com a “forma célere” com que a AIPEX, após a sua participação na cimeira de Kigali, no Ruanda, aceitou o convite para integrar o organismo que preside como parceiro estratégico, estendendo, na ocasião, o convite a outros grupos empresariais do sector privado angolano.
Em Londres, o PCA da AIPEX encontrou-se também com o CEO e presidente da MARS Grant Reid, fabricante de produtos alimentares para humanos e animais, tais como M&Ms, Pedigree, Skittles, entre outros, com interesse em explorar as oportunidades existentes no sector da agricultura em Angola. Reuniu-se igualmente com Chanakya Chaudhary, director do Grupo Tata Steel Limited, uma empresa siderúrgica multinacional indiana com sede em Mumbai, Maharashtra e situada em Jamshedpur, Jharkhand.
Outro encontro de António Henrique da Silva foi com Valentine Obi, CEO da Etranzact, um fornecedor de serviços inovadores ligados ao sector financeiro, com produtos fintech, que cobrem praticamente todas as áreas do espaço de pagamentos electrónicos: ATM, Internet, POS, e Móvel.
Na cimeira do comércio e investimento da Commonwealth, o líder da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações angolana participou de uma mesa-redonda sobre “O Futuro do Local de Trabalho Global”, em que aproveitou para apresentar a AIPEX ao Conselho Consultivo Global, bem como as oportunidades de investimento em Angola.
A segunda Cimeira de Comércio e Investimento da Commonwealth decorreu durante dois dias na Mansion House da cidade de Londres, de forma presencial, “após o sucesso da reunião virtual, em 2021, em que participaram todos os Chefes de Governo, ministros seniores, e líderes empresariais daquele organismo”, indica uma nota de imprensa enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.