É a primeira visita oficial do Presidente do Parlamento português a Cabo Verde, num momento em que se assinalam 50 anos do acordo de Independência.
Da agenda de José Aguiar-Branco constam várias reuniões com as autoridades nacionais e com o seu homólogo, Austelino Correia, Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, com quem se irá encontrar hoje ao início da tarde.
Segue-se uma reunião com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e depois com o Presidente da República, José Maria Neves.
A agenda prossegue na terça feira com a apresentação do projeto de criação da base de dados de recurso terminológico jurídico-parlamentar, um projeto que deverá resultar de uma cooperação com Portugal. De seguida, Aguiar-Branco visita a Escola Portuguesa de Cabo Verde, antes de seguir para o Museu da Resistência, ex-campo de concentração do Tarrafal.
Já na quarta feira, o Presidente do Parlamento português irá conduzir uma palestra na Universidade de Cabo Verde alusivo ao tema “Porque é que a diplomacia parlamentar é mais importante hoje em dia?”.
A visita oficial de Aguiar-Branco a Cabo verde termina na tarde de quarta feira com uma passagem pela Cidade Velha, Património Mundial da Unesco.