O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, vai reunir-se na próxima Quinta-feira, 30 de Novembro, em Washington, nos Estados Unidos da América, com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden.
Segundo um comunicado da Presidência de Angola, as discussões entre os dois chefes de Estado, que terão lugar na Sala Oval da Casa Branca, vão privilegiar a cooperação bilateral nos domínios do comércio, investimentos, clima, energia e, de modo muito particular, o desenvolvimento do Corredor do Lobito, que ligará Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia.
“O encontro de Quinta-feira entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden confirma o interesse dos dois países de trabalhar em parceira estratégica para lidar com os desafios regionais e globais”, lê-se na nota.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo.
Dados tornados públicos recentemente dão conta que a balança comercial entre os dois países, em 2022, pendeu a favor de Angola, com o valor das exportações a atingirem os 1,6 mil milhões de dólares e o das importações o equivalente a 653 milhões de dólares.
Enquanto isso, o investimento directo estrangeiro (IDE) dos EUA em Angola atingiu, no ano passado, 255 milhões de dólares, sendo que o do país lusófono africano nos Estados Unidos da América se cifrou nos 92 milhões de dólares, com um défice de 163 milhões de dólares.