O Presidente norte-americano, Joe Biden aterrou, ao fim da tarde desta Segunda-feira, em Luanda. O ainda presidente dos Estados Unidos está em visita a Angola, a primeira de um chefe de Estado norte-americano, desde a independência do país.
À chegada, Joe Biden foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, pelo governador Provincial de Luanda, Luís Nunes, e pelo embaixador norte-americano em Angola.
Esta visita estava, inicialmente, marcada para novembro. Biden estará até Quarta-feira em Luanda. Está previsto o encontro com o homólogo angolano, João Lourenço, na Terça-feira no Palácio da Cidade Alta. Também está na agenda do presidente dos EUA a visita ao Museu da Escravatura, onde se espera que fale à imprensa.
Biden vai ainda visitar várias infra-estruturas relevantes no país e reunirá com outros chefes de Estado africanos. Para Angola, esta visita é um marco importante nas relações entre os dois países. Esta, diz a Lusa, é também a última visita de Estado de Joe Biden, antes de terminar o mandato.