Os estudantes autores de monografias de licenciaturas com temas de relevância para o mercado de seguros em Angola têm agora a oportunidade de ver os seus trabalhos premiados no valor de 1.500.000 kwanzas.
Para além do valor pecuniário, a atribuição do prémio engloba também um estágio profissional remunerado na ARSEG, durante seis meses, assim como a probabilidade de serem atribuídas Menções Honrosas, soube a FORBES de uma nota enviada à redacção.
O concurso denomina-se “Prémio Fernando Aguiar” (PFA), em homenagem ao primeiro director geral do órgão regulador dos seguros, que terá a primeira edição a 30 de Janeiro de 2021, por ocasião do aniversário do extinto Instituto de Supervisão de Seguros, criado em 1998.
Esta medida, segundo o director e fundador da Academia de Seguros e Fundo de Pensões de Angola (ASFP), Gabriel Cangueza, em exclusivo à FORBES, vem estimular o interesse na carreira de seguros e concomitantemente adicionar a cultura de seguros no seio da população académica, que é uma necessidade imperiosa.
Apesar de quase não haver instituições de ensino superior em Angola especializadas em seguros, Gabriel Cangueza explica que serão dadas oportunidades aos estudantes dos mais variados cursos que tenham tido pelo menos alguma teoria de seguros.
“Numa primeira fase, poderão ser considerados estudantes do curso de banca e seguros, direito de seguro, contabilidade de seguros e até mesmo do curso de economia e gestão que têm a teoria geral dos seguros, ramos e modalidades, como potenciais candidatos ao prémio”.
As referidas monografias devem ser defendidas em qualquer instituição de ensino superior em Angola e concluídas no ano em que se candidata o participante ou no ano anterior ao da candidatura ao prémio.
As candidaturas devem ser submetidas à ARSEG até 30 de Setembro de cada ano, sendo que, excepcionalmente para a edição de 2021, as candidaturas devem ser submetidas até dia 20 de Novembro. Não serão admitidos trabalhos da autoria de funcionários da ARSEG.
Os participantes deverão apresentar para a submissão da candidatura a monografia de licenciatura, o comprovativo de defesa, a declaração de autorização para a publicação, cópia do bilhete de identidade e o curriculum vitae.
Anualmente, o conselho de administração da ARSEG vai deliberar previamente a área do saber que será avaliada. Esta primeira edição, privilegiará monografias de natureza económica.