A 14.ª edição do Cabo Verde Music Awards (CVMA), marcada para 07 de Junho de 2025, celebrará os 50 anos da independência do arquipélago, reflectindo o papel da música na mobilização política e social, anunciou nesta Segunda-feira a organização.
“A gala de entrega do prémio oficial da música cabo-verdiana, em 2025, vai ser dedicada à celebração dos 50 anos da Independência Nacional”, anunciou a organização em comunicado.
O evento vai reflectir o “percurso notável” de Cabo Verde ao longo destes 50 anos e o papel da música nesta caminhada, em particular como “elemento determinante da mobilização e também de intervenção política e social”.
A gala, que premiará os maiores destaques da música cabo-verdiana, segundo a Lusa, terá como base um ‘design’ inspirado no “panu di terra”, um dos símbolos mais representativos da identidade nacional.
A escolha reflete a “conexão profunda entre a música e a história do país”, destacando a trajectória de Cabo Verde, marcada por desafios e conquistas, e o papel essencial da música na construção dessa história.