As inscrições para o Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa 2023, arrancaram nesta Segunda-feira, 6 e vão até 9 de Abril, numa edição que terá dois vencedores, sendo um na categoria de poesia e outro para obras em prosa e dramaturgia.
Um comunicado da Associação Oceanos e o Itaú Cultural, que administram o prémio, destaca que poderão ser inscritos romances, livros de poesia, de conto, de crónicas e obras de dramaturgia e que sejam escritos originalmente em língua portuguesa e publicados entre o dia 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2022.
Manuel da Costa Pinto, curador brasileiro do Oceanos, considerou que a decisão de criar dois grandes campos também ocorreu naturalmente. “Após vários anos durante os quais livros de diferentes géneros concorriam entre si, esta decisão decorre de uma perceção, consensual na teoria literária, de que a criação poética aponta para um trabalho formal diferente daquele que encontramos nas demais linguagens”, disse, citado pela Lusa.
Outra novidade da edição 2023 diz respeito ao valor do prémio, que passa a ser de 54 mil euros, divididos entre os vencedores de poesia e de prosa/dramaturgia cerca de 27 mil euros, para cada um.
As inscrições são gratuitas e o regulamento completo está disponível no sítio do Prémio Oceanos na Internet.