Os preços em Cabo Verde aumentaram 0,3% em Setembro, face ao mês anterior, representando a oitava subida mensal consecutiva, segundo dados do indicador revelado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.
Segundo o INE, a evolução do Índice de Preços no Consumidor (IPC), recuou 0,3% em Janeiro, subiu 0,3% em Fevereiro, 0,7% em Março, 0,1% em Abril, 0,5% em Maio, 0,2% em Junho, 0,5% em Julho e 0,8% em Agosto, pelo que, no acumulado de oito meses de 2021 a variação de preços é positiva em 3,1% (mais 3,6 pontos percentuais face ao acumulado de 2020, até Agosto).
O Governo cabo-verdiano estimou para este ano uma inflação acumulada (Janeiro a Dezembro) de 1,2%, pelo que até Setembro o valor fica quase três vezes acima da previsão para todo o ano.
Em setembro, o IPC registou ainda uma variação média dos últimos 12 meses de 0,7%, valor superior em 0,2 pontos percentuais ao mês anterior. Cabo Verde registou uma variação acumulada anual nos preços de 0,6% em 2020, sucedendo a uma taxa de 1,9% no conjunto do ano de 2019, segundo dados anteriores do INE.
De salientar que o índice de Preços no Consumidor (IPC) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.