Os preços em Cabo Verde estagnaram no mês de Dezembro, face a Novembro, mas acumularam uma subida de 7,6% no ano de 2022, indicam dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) local.
De acordo com o mais recente Índice de Preços no Consumidor (IPC), elaborado pelo INE, esta variação mensal nula (0%) em Dezembro segue-se a meses consecutivos de subidas. “A taxa de variação homóloga do Índice de Preço no Consumidor (IPC) total, no mês de Dezembro de 2022, foi de 7,6%, desacelerando 0,4 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior”, lê-se no relatório da instituição.
O documento, citado pela Lusa, aponta ainda que a taxa de variação acumulada do IPC foi também de 7,6%, superior em 2,2 pp à observada no mês homólogo do ano anterior. Cabo Verde registou assim, segundo o mesmo índice, uma variação média, nos últimos 12 meses, de 7,9%, valor superior em 0,1 pp face a Novembro.
O Governo previa que a escalada de preços em Cabo Verde fechasse 2022 com um aumento médio global de quase 8%, reduzindo-se para menos de metade este ano.