Os preços dos produtos importados em Cabo Verde registaram um aumento na ordem de 1,4% em Junho de 2021, valor superior em 1,2 pontos percentuais face ao registado no mês anterior, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INECV) consultados pela FORBES.
Segundo o INECV, em Junho de 2021, o índice de preços da importação situou-se nos 94,6%, tendo registado um acréscimo de 1,4% relativamente ao mês anterior. Enquanto isso, os índices subjacentes e o volátil na importação aumentaram 1,6% e 1,0% respectivamente, face ao mês de Maio.
Os dados mostram que os aumentos dos preços ocorreram nas categorias “Bens Intermédios” (4,1%), explicada essencialmente com a subida de preços dos produtos transformados para a “indústria várias” (24,8%); Bens de capital (1,5%), justificada pela subida de preços de máquinas (3,0%); Combustíveis (1,5%), por conta da subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (1,5%).
Entretanto, em algumas categorias registou-se diminuição de preços, como nos Bens de Consumo (-0,1%), motivada pela descidado custo do material de transporte (-5,1%).
Em Termos homólogos, o índice de preço da importação diminuiu 2,7% relativamente ao mês de Junho de 2020 e os índices subjacente e volátil na importação registaram decréscimos de 2,9% e 2,3%, respectivamente.
No que tem que ver com as exportações, em Junho de 2021, por exemplo, o índice de preços situou-se em 96,6%, correspondendo a um acréscimo de 0,2% face ao mês anterior, e o índice subjacente na exportação cresceu 0,3%, sendo que o volátil manteve o mesmo valor (93,3%) registado no mês anterior.
Comparando com igual período de 2020, o índice de preço das exportações situou-se em -4,3% este ano, já o subjacente e o volátil registaram decréscimos de 4,3% e 4,4% respectivamente.