Os preços dos produtos importados por Cabo Verde aumentaram 2,1% em Julho, estando mais caros em 17,4% quando comparado com o mesmo mês do ano passado, divulgou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
De acordo com o índice de preços na importação, em Julho o aumento dos preços dos produtos importados teve um valor superior em 1,1 pontos percentuais face ao registado no mês anterior.
No período em análise, diz o INE, houve aumento dos preços na categoria bens de consumo (1,7%), bens intermédios (4,1%) e bens de capital (0,6%) e combustíveis (1,9%). Em sentido contrário, registaram-se diminuições de preços de maior relevância nos produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas (-6,5%), obras de pedras gesso e cimento, amianto, mica e de matérias semelhantes, produtos cerâmicas, vidros e suas obras (-6,4%) e máquinas e aparelhos, material eléctrico e suas partes, aparelhos (-1,5%).
De acordo com a Lusa, que cita o INE, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,6% em Julho de 2023, valor inferior em 0,1 pontos percentuais face ao registado no mês anterior.