Cabo Verde registou em Novembro último um aumento nos preços dos produtos importados na ordem de 1,1%, valor inferior em 0,3 pontos percentuais (pp) face ao registado no mês anterior [Outubro], avança o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.
Segundo o Índice de Preço no Comércio Externo, se comparado como o mês de Novembro de 2021, no mês passado os preços dos produtos importados aumentaram 19%.
No período em análise, registaram-se aumentos nos bens de consumo (0,6%), justificados com a subida dos preços de produtos alimentares primários (3,6%) e de produtos alimentares transformados (0,5%). “Esse aumento foi atenuado com a diminuição dos preços de outros bens de consumo não duradouros (-10,2%)”, lê-se no documento citado pela Lusa.
Por outro lado, o preço dos bens intermédios diminuiu (-0,1%), explicado, essencialmente, com a descida dos preços de produtos transformados para indústrias várias (-4,9%) e de outros produtos transformados (-4,9%).
“Essa diminuição foi atenuada com o aumento dos preços de produtos transformados para a carpintaria (18,9%)”, diz o INE, avançando ainda que a diminuição dos preços dos bens de capital (-2,4%) deve-se à descida de preços de máquinas (-3,3%).