Os preços em Cabo Verde diminuíram ligeiramente em Maio deste ano, mas acumulam uma subida de 7,2% nos últimos 12 meses, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do país.
Segundo o INE, em Maio o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação mensal de -0,3%, diminuindo em 0,3 pontos percentuais (pp) em relação ao registado no mês anterior. Sendo assim, no mês em análise a taxa de variação acumulada do IPC foi de 0,0%, inferior em 3,6 pp à observada em Maio de 2022.
Em Maio deste ano, o INE constatou que a taxa de variação homóloga do IPC total foi de 3,8%, desacelerando 1,0 pp, quando comparado com Abril. De acordo com o INE, os preços registaram uma variação média dos últimos 12 meses de 7,2%, valor inferior em 0,4 pp ao registado no mês anterior.
Em Maio, as classes que se destacaram com maiores variações negativas foram alimentação e bebidas não alcoólicas (-0,5%), rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (-0,4%), transportes (-0,3%) e vestuário e calçado (-0,3%).
“As contribuições negativas das classes da alimentação e bebidas não alcoólicas e das rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, foram decisivas para a variação do IPC total”, diz o INE, citado pela Lusa.