O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, prometeu colocar, em 2025, câmaras de vigilância “por toda a cidade de Bissau” para inspecionar o trabalho dos agentes da polícia de trânsito que “devem parar de pedir dinheiro” aos transeuntes.
“Ai de polícia que for apanhado a pedir mil francos a alguém”, avisou Sissoco Embalo, num discurso por ocasião da inauguração das novas instalações da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).
O Presidente guineense afirmou que a Polícia de Trânsito tem como missão inspecionar o comportamento dos motoristas e transeuntes na via pública, mas “não pedir dinheiro”, em alusão a processos de corrupção.
Umaro Sissoco Embalo anunciou para 2025 um processo de reforma na Polícia de Trânsito através de recrutamento de novos agentes como, disse, tem acontecido com diversas forças policiais do país.
“Vamos fazer reforma na polícia de trânsito. Temos de recrutar jovens. A partir de Janeiro vamos completar a instalação de câmaras de vigilância por toda a cidade de Bissau”, esclareceu Embalo.
Logo no início do seu mandato em 2020, diz a Lusa, Umaro Sissoco Embalo ordenou a instalação de câmaras de vigilância nalgumas zonas da capital guineense, cujo ponto de controlo se encontra no Ministério do Interior.