O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, realiza, a partir desta Terça-feira, 09, uma visita de Estado a São Tomé e Príncipe, no âmbito das comemorações do 49º aniversário da independência nacional e o arranque das celebrações daquele país lusófono.
Durante a visita de cinco dias, José Maria Neves vai promover, até o dia 16 de julho, a primeira Presidência na Diáspora em África, sob o lema “Djuntu ku nos Armun de São Tomé e Príncipe”.
Segundo uma nota da presidência de Cabo Verde a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, teve acesso será um momento alto de reforço dos laços históricos de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países alicerçados nas importantes comunidades, particularmente de cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe, que se estima em mais de 70 mil, incluindo as novas gerações.
José Maria Neves será recebido, no Palácio do Povo, e manterá encontros com o seu homólogo, Senhor Carlos Manuel Vila Nova, tendo como pano de fundo a elevação das relações bilaterais a patamares ainda mais elevados e o encetamento de diálogo multilateral, no quadro da CPLP e dos Pequenos Estados Insulares, face aos interesses e desafios comuns.
Ainda na ilha de São Tomé, José Maria Neves visitará algumas empresas de setores económicos com forte dinâmica naquele país, como a transformação do cacau, bem assim a estruturas culturais.
Durante a presidência na diáspora, José Maria Neves proferirá, ainda, uma Aula Magna sob o título “A Economia Azul e o Crescimento Inclusivo dos Pequenos Estados Insulares”, na Universidade de São Tomé e Príncipe, e manterá encontros com quadros formados no âmbito do programa bolseiros da diáspora e com cabo-verdianos que trabalham em São Tomé.