O Presidente do Brasil, Lula da Silva, prometeu nesta Quarta-feira, 02, apoiar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o continente africano em áreas que vão desde a educação, agricultura e tecnologia.
“O Brasil vai voltar a tentar ajudar, naquilo que for possível, com transferência de tecnologia, vagas universitárias, universidades abertas, medicina e conhecimento agropecuário”, afirmou o Presidente brasileiro, durante um pequeno-almoço organizado para a imprensa internacional, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Lula da Silva, que sublinhou pretender visitar muitos países africanos, frisou que o país terá acréscimo de ofertas de vagas para africanos estudarem no Brasil e que vai tentar criar universidades abertas em alguns países africanos em convénio com universidades brasileiras.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já chegou a estar no continente africano, mas que foi desmantelada, segundo Lula da Silva, depois do golpe a Dilma Rousseff, poderá voltar a África.
“Vamos tentar voltar com a Embrapa no continente africano para que África possa ter a mesma oportunidade de crescimento que teve o Brasil”, disse.
Em relação à medicina, o chefe de Estado brasileiro deu o exemplo de Moçambique e disse que o país quer ajudar na produção de remédios e melhorar a fábrica dos antirretrovirais em Moçambique.