O embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, anunciou nesta Segunda-feira um plano para aumentar em 50% a capacidade de reposta do consulado-geral de Maputo, com o objectivo de garantir “serviços consulares de referência”.
“No âmbito da atividade consular, trabalhamos, também, para fazer mais e melhor. Está em curso, aliás, em Maputo, um plano para aumentar em 50% a resposta do consulado-geral, com uma diminuição significativa dos tempos de espera”, disse o embaixador, durante a cerimónia do dia Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Maputo.
“Nos vistos, este plano arrancou a 20 de maio com resultados já muito encorajadores. Temos já mais vagas, mais emissões e muito mais celeridade nos processos. O objectivo é mesmo claro: é dispormos em Moçambique de serviços consulares de referência”, acrescentou.
No seu discurso, o embaixador sublinhou a cooperação bilateral em áreas como educação ou saúde, mas também na cooperação militar, através da missão de treino da União Europeia, que Portugal lidera, entre outras.
“Fazemos, aliás, muita questão em garantir que o nosso apoio não se resuma, nem reduza, a contribuição financeira, sendo que, para além das contínuas acções de formação e assistência técnica em praticamente todos os sectores, ocorrem diariamente contactos entre organismos e instituições públicas de ambos os países, nos mais diversos domínios.
Das Forças Armadas e das polícias aos tribunais, das escolas e das universidades aos hospitais, do Estado de direito e boa governação à resposta às catástrofes naturais, das entidades ambientais às do sector da energia”, disse o embaixador, citado pela Lusa.