O Porto Novo da Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, espera receber, até Dezembro, um total de cinco novos navios cruzeiros, num processo de escalas em que já foi recebido o MS Europe 2 e que aguarda ainda esta semana o Hanseatic Nature, de acordo com uma agenda de chegadas disponibilizada pela Empresa Nacional da Administração dos Portos cabo-verdianos (ENAPOR).
Depois de já ter cruzado as águas da costa cabo-verdiana o gigante Europe 2 e com agenda de chegada do Hanseatic Nature, devem chegar, pelo menos, mais três, com o primeiro desta nova agenda a escalar o Porto Novo já em 15 de Novembro.
De acordo com a programação da ENAPOR, em Novembro, é aguardada chegada dos navios de cruzeiro, em que serão recebidos o cruzeiro Europa, da companhia Hapag-Lloyd Cruises, o Sea Cloud II, da companhia Sea Cloud e Hamburg, da companhia Liga Bue.
O Porto Novo deve receber, no primeiro dia de Dezembro, a última escala deste ano, o navio Vasco da Gama, da companhia Mystic Cruises, em movimentações que já reflectem o levantamento das restrições impostas pela Covid-19, na boa parte do países, incluindo Cabo Verde.
Parte substancial da riqueza cabo-verdiana resulta das operações do sector turístico. Com as restrições implementadas por conta da pandemia, o sector ressentiu-se, em grande, com as consequências.
Face a isto, os operadores turísticos em Santo Antão têm vindo a reivindicar a ampliação do Porto Novo para que esta infra-estrutura possa receber navios de cruzeiro de maior porte, medida que já foi acolhida pelo Governo, que apresentou, no início deste ano, um projecto da sua ampliação. De pois da prevista remodelação, a infra-estrutura portuária passará a receber navios de cruzeiro de 200 metros de comprimento.
Segundo dados disponíveis, o projecto de ampliação do Porto Novo está estimado em 45,4 milhões de dólares e consiste na melhoria das condições de navegabilidade na bacia de manobras do porto, bem como de atracação de navios de cabotagem e de cruzeiro.
Com três cais de 45, 115 e 135 metros, o Porto Novo só consegue, actualmente, receber navios de cruzeiro de pequeno porte. Os navios de maior porte ficam fundeados ao largo da baía do Porto Novo e o desembarque de turistas é feito através de um cais móvel.