O primeiro-ministro de Cabo Verde inicia nesta Segunda-feira, 05, uma visita oficial de três dias à Estónia, onde deverá será orador numa cimeira sobre tecnologias digitais e participará numa outra sobre governação aberta, a convite da sua homóloga estoniana, Kaja Kallas, anunciou o gabinete de Ulisses Correia e Silva.
De acordo com o programa de visita, citado pela Lusa, Ulisses Correia e Silva vai ser orador, Terça-feira, 05, na Cimeira Digital de Tallinn (Tallinn Digital Summit), evento organizado este ano sob o lema “Reforço da Democracia”, para abordar “formas de governação resiliente, reactiva e aberta, visando construir democracias modernas e robustas”.
Trata-se de um encontro anual organizado pelo Governo da Estónia, que congrega líderes de nações digitalmente avançadas para debater os desafios e as oportunidades do mundo interconectado.
Segundo o gabinete do primeiro-ministro cabo-verdiano, a intervenção de Ulisses Correia e Silva deverá centrar-se “nos progressos de Cabo Verde em digitalização e governação electrónica, bem como nos benefícios destas inovações para a consolidação democrática do país”.
Ulisses Correia e Silva participa depois, na Quarta-feira, 06, na sessão plenária de abertura da 8.ª Cimeira Mundial da Parceria para uma Administração Aberta. O evento vai debater “a transparência na administração pública na era digital, o potencial tecnológico em prol de uma governação transparente e responsável e a salvaguarda da democracia”.