O Governo de Cabo Verde estima que a economia do país cresça 5,7% este ano e 4,7% em 2024, afirmou o primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, num Fórum de Negócios realizado nos Estados Unidos da América (EUA).
“Estimamos um crescimento económico de 5,7% para este ano de 2023, com previsão de 4,7% para 2024. A inflação, que atingiu o maior valor dos últimos anos em 2022, com 8%, vai situar-se em 2024 em 2,8%”, acrescentou, ao apresentar números a potenciais investidores.
“Cabo Verde tem um mercado interno pequeno. Mas o mercado interno pode ser amplificado com o crescimento do turismo e com um bom posicionamento para atração de investimentos e de capitais para produção de bens e serviços e sua exportação para o resto do mundo. É esse o propósito”, destacou.
Segundo referiu, em 2022, as remessas financeiras da diáspora atingiram 375 milhões de dólares, representando 18% do Produto Interno Bruto do país (PIB) e o investimento directo da mesma [diáspora] atingiu mais de 45 milhões de dólares.
“Estamos empenhados em que essa contribuição aumente ainda mais, particularmente no que se refere ao investimento produtivo. Para além disso, estamos empenhados em atrair capacidades, competências e conhecimentos nas diversas áreas onde a nossa diáspora pode representar mais-valia para o país”, destacou Ulisses Correia e Silva.