Moçambique poderá registar a partir do próximo mês um aumento nos preços dos combustíveis, conforme anunciou a Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL), que admitiu na Quinta-feira em comunicado que a subida do preço do petróleo se deve reflictir no mercado doméstico de combustíveis a partir de Fevereiro.
A AMEPETROL justifica que os níveis das reservas nacionais permitem manter a estabilidade do fornecimento doméstico até Fevereiro, altura em que os novos preços dos mercados internacionais se reflectirão nas importações nacionais.
Recorde-se que em Moçambique, todo o combustível é importado e a regra de cálculo para os preços de venda ao público tem em conta o preço do barril de crude e a taxa de câmbio do metical, moeda moçambicana, prevendo actualizações sempre que haja variações superiores a 3%.
Os preços dos produtos petrolíferos no país subiram pela última vez em Outubro, entre 7% e 22%, e o ministro da Economia e Finanças disse na altura que o aumento ficou abaixo do que as regras de cálculo preveem.