Pedro Lopes, Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, convidado pelo 44.º Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para participar em dois eventos de destaque globais promovidos pela Fundação Obama, que vai até 5 de Dezembro, em Chicago , cidade natal do antigo chefe do Estado norte-americano.
A Fundação Obama, liderada por Barack Obama e pela ex-primeira-dama Michelle Obama, é uma organização internacional que tem como missão capacitar e conectar líderes emergentes em todo o mundo. Por meio de programas como o Obama Leaders e o Democracy Forum , uma fundação promove valores democráticos, pluralismo e abordagens inovadoras para desafios sociais e políticos.
Pedro Lopes, único representante da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) no evento Obama Leadership Network Gathering, o evento reúne líderes globais de diferentes sectores para fomentar práticas que promovam o pluralismo e reforcem os valores democráticos.
No dia 5 de dezembro, o Secretário de Estado apresentará o Democracy Forum , o principal evento anual da Fundação Obama, que contará com a participação de figuras de renome, como:
- Barack Obama, 44.º Presidente dos EUA e fundador da Fundação Obama;
- Ryan Reynolds, ator e filantropo;
- Valerie Jarrett, CEO da Fundação Obama;
- Layla Zaidane, presidente do Future Caucus;
entre outros influentes líderes políticos, sociais e empresariais.
Pedro Lopes tem-se destacado como defensor do pluralismo e da inovação tecnológica, colocando estas áreas ao serviço do desenvolvimento em Cabo Verde e no continente africano. A sua presença nestes eventos reforça o papel de Cabo Verde no cenário internacional e sublinha a relevância da CPLP na promoção de soluções inclusivas e sustentáveis para os desafios globais.
Os encontros organizados pela Fundação Obama colocam a tônica na necessidade de fortalecer os pilares da democracia mundial e criar soluções inovadoras para um futuro mais inclusivo.