São cada vez mais os ciclistas (profissionais e de fins-de-semana) a descobrirem os encantos de Portugal. Em grupo ou individualmente, a destreza de uns esbarra com o amadorismo de outros. Mas o princípio é sempre o mesmo: fazer um pouco de exercício e, ao mesmo tempo, desfrutar do espaço que nos rodeia.
O crescimento de ciclovias, assim como de eventos relacionados com o mundo das bicicletas, tem contribuído sobremaneira para tirar as famílias do sofá e lançarem-se à aventura sobre duas rodas. Há dois anos, por exemplo, o Turismo de Portugal criou uma plataforma dedicada a caminhadas e passeios de bicicleta com o intuito de dar a conhecer as sete regiões turísticas do país.
Chama-se Portuguese Trails e conta com dezenas de rotas.
É o caso da “Grande Rota das Aldeias Históricas”, que tem a extensão de 600 quilómetros divididos por 12 etapas que iniciam e terminam em cada uma das 12 aldeias históricas de Portugal; ou da Ecopista do Dão, que através de um troço de 49 quilómetros estende-se pelas serras da Estrela e do Caramulo, e pelo rio Mondego.
Conhecer Portugal de bicicleta é um programa que facilmente enche o olho a pequenos e graúdos.
Mas se os “quilómetros nacionais” que já carrega nas pernas forem na casa dos milhares e o Transportugal já tem um check na sua bucket list, então está na hora de experimentar algo mais exótico.
África
Países: África do Sul e Moçambique
Promotor: Rei Adventures
Programa: Southern Africa
Mountain Biking and Safari – Zululand to Mozambique
Preço: Desde 8000 euros
Esta viagem de nove dias começa na região de Zululand, na África do Sul, e termina nas praias selvagens de Moçambique. Esta viagem engloba a província sul-africana de KwaZulu-Natal, um hotspot de biodiversidade e pátria do povo zulo, e passa pelo Parque de iSimangaliso e pelo lago St. Lucia, património mundial da UNESCO. Pode esperar ver florestas de acácias e avistar os Big 5 – leões, leopardos, búfalos, rinocerontes e elefantes – num safari que faz parte da viagem. No final da viagem, Moçambique tem à sua espera um mergulho Oceano Índico.
Ásia
Países: Camboja, Vietname e
Promotor: Grasshopper Adventures
Programa: Mekong Boat
& Bike Adventure
Preço: Desde 4300 euros
Numa aventura de 11 dias entre a cidade cambojiana de Siem Reap até Saigão, no Vietname, a viagem é feita de bicicleta e de barco fluvial. As manhãs são passadas em duas rodas e as tardes a descansar num pequeno barco. Os pontos altos desta viagem incluem a visita aos lendários templos de Angkor Wat e as movimentadas ruas de Saigão, viagens pelo rio Tonle Sap, no Camboja, e passear pela densa rede de canais do delta do Mekong. É uma imersão lenta em duas das culturas mais ricas do sudeste asiático.
América Latina
País: Peru
Promotor: Sacred Rides
Programa: Inca Adventure-Downhill
Preço: Desde 3000 euros
Esta aventura de nove dias pelo Peru é apenas reservada aos mais destemidos e com prática em percursos montanhosos. O percurso é feito por terrenos irregulares, onde se destacam os mais de 15 quilómetros de descidas pelos Andes, e uma viagem inesquecível pela cultura Inca. É uma viagem para profissionais, onde não faltam obstáculos radicais. É disso exemplo o percurso de downhill em Megavalanche, que é amado por profissionais, a Trilha Lares Inca e a Via Láctea.