O político Patrice Trovoada foi nomeado primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova, segundo um decreto presidencial publicado nesta Quinta-feira.
O partido de Patrice Trovoada, A Acção Democrática Independente – ADI, foi o mais votado nas eleições de 25 de Setembro último, conquistando maioria absoluta (30 assentos parlamentares, mais cinco que na anterior legislatura).
Segundo o decreto presidencial, a nomeação segue-se à audição dos partidos políticos pelo Chefe de Estado e após a Acção Democrática Independente ter proposto Patrice Trovoada para primeiro-ministro.
Patrice Trovoada tornou-se assim chefe do XVIII Governo Constitucional de São Tomé e Príncipe. A posse do novo primeiro-ministro está prevista para esta Sexta-feira, 11, e o seu Governo toma posse na próxima Segunda-feira, 14 de Novembro.
A nomeação do líder do ADI surge um dia depois de Carlos Vila Nova ter demitido o Governo liderado por Jorge Bom Jesus, face aos resultados das eleições legislativas de 25 de Setembro, em que a Acção Democrática Independente venceu com maioria absoluta.