Mais de 60 milhões de dólares é o valor que a empresa tecnológica chinesa, Huawei, investiu para a construção do parque tecnológico em Angola, inaugurado Segunda-feira, 14, pelo Presidente da República, João Lourenço.
A terceira infra-estrutura tecnológica da multinacional da China em África, depois do Egipto e da África do Sul, dispõe de centros de inovação e tecnologias avançadas e deverá formar 10 mil angolanos, bem como docentes de cursos técnicos das universidades do país até 2027.
O parque tecnológico possui ainda um Centro de Dados e Soluções de Telefonia 3G, 4G e 5G e para painéis solares destinados a habitação e empresas, criando 120 postos de trabalho, maioritariamente para angolanos. Conta também com quatro salas de formação com 32 lugares cada uma, três edifícios residenciais para 180 funcionários, refeitório para cem pessoas e um campo de jogos de salão.
“Este investimento visa promover o desenvolvimento inovador, transformação digital e crescimento dos talentos de Tecnologias de Informação e Comunicação em Angola”, disse o embaixador chinês em Luanda, Gong Tao, reforçando que China e Angola são como “irmãos e bons amigos” que se ajudam.
Com Lusa