A Paratus Angola inaugurou, há dias, a primeira sala de informática com um total de 23 computadores na escola primária n.º 17 Pioneiro Zeca, em Moçâmedes, província do Namibe, para reforçar a inclusão digital dos alunos.
De acordo com um comunicado enviado à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a iniciativa vai possibilitar que mais de 600 crianças tenham acesso a uma educação moderna e conectada, a fim de se familiarizarem com as novas tecnologias de informação.
“O investimento total neste projecto é de aproximadamente 20 milhões de kwanzas, dos quais 10 milhões foram angariados junto de diversos parceiros e apoiantes no Torneio de Golfe Solidário 2022”, acrescenta a Paratus Angola, que prevê inaugurar mais três salas de informática em diversas províncias do país.
Entretanto, segundo a empresa, como resultado do 10º Torneio de Golfe Solidário, realizado em Setembro deste ano, a província do Uíge será a próxima a ser beneficiada com salas de informática, garantindo que mais crianças angolanas tenham acesso a uma educação digital de qualidade. No comunicado, a Paratus avança que o investimento total para equipar as salas de informática do Uíge ultrapassará os 30 milhões de Kwanzas.
O director-geral da Paratus Angola, Francisco Pinto Leite, assegurou que a alfabetização digital é “crucial” no mundo actual, acrescentando que a Internet Technologies Angola está comprometida em preparar a próxima geração de jovens para o futuro, expandindo este projecto para todo o país.
Durante o acto de inauguração, o governador da província do Namibe, Archer Mangueira, considerou ser o momento de se apostar no futuro é agora. “A digitalização e a tecnologia são mais importantes do que nunca e os nossos jovens representam o futuro, pelo que o seu conhecimento e a sua formação são importantíssimos”, referiu Archer mangueira.