Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL) celebram 30 anos do programa de cooperação com a União Europeia (UE) e vão estar reunidos nesta Quarta-feira, 01 de Março, em Bruxelas, segundo anunciou a organização.
A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicana, Verónica Macamo, dirige a reunião ministerial PALOP-TL com a UE, que vai também discutir o próximo ciclo de cooperação, que decorrerá até 2027. Moçambique dirige a reunião na qualidade de coordenador geral do programa de cooperação, função que exerce desde 2005.
Na agenda, está igualmente a assinatura da Convenção de Financiamento do novo projecto “Apoio à Governação Económica nos PALOP-TL”, de acordo com a Lusa.
O encontro vai ainda abordar o mandato de Moçambique enquanto membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e respectivas implicações para a parceria PALOP-TL/UE, numa apresentação que será feita por Verónica Macamo.
À margem do evento, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicana vai manter encontros com o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrel, e com o secretário-geral da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), George Chikoti.