O programa “Água para Todos” implementado nas aldeias angolanas vai ser replicado na Costa do Marfim pela empresa Owini, subsidiária do grupo israelita Metrelli para o sector das águas, segundo avançou, há dias, o seu presidente-executivo, Zafrir Vaknin, num encontro com os jornalistas.
De acordo com Zafrir Vaknin, a empresa está agora numa fase de expansão noutros países africanos, como a Costa do Marfim, com sistemas de água, e o Senegal com infra-estruturas de irrigação agrícola.
O programa Água para Todos, lançado em 2007, ainda na era de José Eduardo dos Santos, consiste na instalação de infra-estruturas integradas e sustentáveis de abastecimento de água em áreas urbana e rurais da República de Angola.
Entre 2013 e 2020, foram investidos no referido programa cerca de 274 milhões de dólares nas duas fases do programa, com intervenções em 214 aldeias de cinco províncias angolanas. A meta era levar água a 80% da população rural, mas estima-se que essa percentagem ronde atualmente os 25 a 30%.
Zafrir, explicou que uma das principais barreiras encontradas para execução do programa foi a logística, devido às dificuldades de acesso à algumas zonas, e garantiu que foram aprendidas algumas lições, sublinhando que “a simplicidade e baixa manutenção dos projectos são decisivas”.
*Adnardo Barros