Actualmente, em Angola, parte deles é ainda vista como entertainers, mas a Forbes foi saber mais pormenores e traz nesta edição quem comanda a audiência e quais são os maiores influencers angolanos do marketing digital.
Alguns recebem milhões e têm outros tantos milhões de seguidores pelo mundo fora, dando a cara por várias das mais reputadas marcas mundiais e influenciando a forma como os seus seguidores consomem esses produtos ou serviços.
Em Angola, em 2019, existiam cerca de 180 youtubers. Alguns publicam conteúdos regularmente, outros nem tanto. A Forbes acompanhou os canais de 18 youtubers durante três meses e agora estabelece o ranking dos 15 maiores youtubers com mais de 10.000 seguidores nos seus canais.
Dos 15 influenciadores digitais, entrevistámos sete. Alguns, embora sejam angolanos, residem no estrangeiro e em tempos de Covid-19 não foi possível contactá-los.
Os que entrevistámos apresentam formas criativas de fazer marketing digital e influenciar audiências. Fazem-se passar por consumidores assíduos de determinados produtos ou serviços, recomendam o seu consumo, bem como aceitam publicidade na sua verdadeira essência nos intervalos dos vídeos que publicam.
Uma publicação no Youtube pode chegar a atingir um milhão de pessoas em menos de 24 horas.
O trabalho que apresentamos agora começou a ser elaborado em finais de Fevereiro, um mês antes de ser decretado a primeira etapa do Estado de Emergência em Angola. Naquela fase, poucas empresas tinham na agenda as plataformas digitais como potencial área para alavancar o negócio.