Mas não são só os jogos que ficaram parados. O futebol é um grande negócio e as equipas de futebol movimentam milhões de dólares no mundo inteiro com a venda de jogadores, contratos de publicidade e de patrocínios. Em Angola, os passos são lentos, mas já há jogadores do Girabola Zap que valem milhões.
A Forbes conversou com os agentes desportivos para compreender como funciona o mercado de transferência de jogadores no campeonato interno. Agentes desportivos e directores de clubes contaram à Forbes que não existe propriamente um mercado de transferências em Angola, uma vez que cada equipa joga com aqueles que forma nas suas escolas. Naqueles casos em que o jogador vem do estrangeiro ou é formado num clube rival, as equipas ficam à espera que os atletas fiquem sem clube e negoceiam directamente com eles o que, até certo
ponto, permite contratar os atletas ao preço mais baixo. Todavia, o jogador mais valioso do Girabola Zap, até ao fecho desta edição, actuava no clube 1º de Agosto e chama-se Zito Luvumbo.
Saiba quem mais integra a lista e qual é o valor de mercado de cada um na edição 44 da FORBES Angola, já disponível.