As organizações da sociedade civil em Moçambique negam qualquer financiamento ou ligação ao terrorismo na província de Cabo Delgado, no extremo-norte do país.
A directora executiva do Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil de Moçambique (CESC) disse que as organizações da sociedade civil nada têm a ver com a violência extrema que se regista em Cabo Delgado.
“Recebemos com preocupação a notícia que foi veiculada na TVM e veiculada em vários órgãos de informação que dizia que as organizações da sociedade civil eram financiadoras”, disse Paula Monjane.
Por sua vez, a Oficial de Programas da ActionAid, Márcia Cossa, disse que as organizações estão comprometidas com a transparência, pelo que, não faz qualquer sentido a ligação ao terrorismo.
Assim, o CESC e a ActionAid refutam que as organizações sem fins lucrativos possam ser acusadas e garantem estar a trabalhar com o Governo para que estas não sejam usadas e muito menos manipuladas para alimentar a violência extrema naquela área, como chegou a noticiar a RFI.