O grupo Eventos Arena anunciou, nesta Quarta-feira, 8, que o investimento na organização da 5ª edição de Expo-indústria, 2023, está avaliado em 150 milhões de kwanzas (297,4 mil dólares), incluindo a comunicação.
O evento vai decorrer de 29 de Março a 1 de Abril, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo e espera receber cerca de 280 expositores, nacionais e internacionais, um crescimento de 20% em relação a última edição realizada em 2019, segundo o Presidente do Conselho de Administração da Eventos Arena, Bruno Ricardo Albernaz.
Entretanto, numa altura que faltam menos de 45 dias para o arranca, apenas 50 expositores nacionais estão escritos, não havendo registo de empresas estrangeiras.
Bruno Ricardo Albernaz, disse haver contactos com empresas da Turquia, África do Sul e Portugal, mas sem confirmação até a data do lançamento da expo-indústria, no dia 8 de Fevereiro.
A Zona Económica Especial reflecte a capacidade de Luanda colocar o maior número de empresas na Expo-Indústria, acentuou o gestor, que disse haver sempre evolução em cada edição do evento e que para este ano espera um crescimento na ordem de 20%.
Os expositores vão pagar 30 mil kwanzas (cerca de 60 dólares), por metro quadrado, com excepção dos governos províncias e administrações municipais que terão um desconto de 25%.
A expo-indústria, maior bolsa para a exposição do que as empresas podem apresentar, teve um interregno de três anos, devido a pandemia da Covid-19. A última edição foi realizada em 2019.
Questionado sobre as novidades que o certame poderá trazer, Albernaz referiu que são os expositores que têm de as apresentar, pois, “a função da organização é criar as melhores condições”.
*José Zangui