O “influencer marketing,”como os especialistas o chamam, é uma nova indústria em crescimento que nitidamente veio para ficar. De acordo com a BBC News, as parcerias entre grandes filiais de negócio e criadores de conteúdo digital, não é apenas extremamente lucrativa como tremendamente eficaz. Uma das vantagens mais expressivas que leva algumas companhias a associarem as suas marcas com determinados influenciadores, é a facilidade em atingirem de maneira certeira o seu público-alvo.
Numa era em que somos constantemente bombardeados por anúncios e propagandas de cada vez que estamos em alguma rede social, escolher pessoas que tenham imensa visibilidade acaba por ser a estratégia mais apelativa para aliciar os nossos consumidores, uma vez que para além das razões citadas acima, a vertente humana é igualmente importante.
Hoje em dia os clientes procuram interações genuínas, não apenas comprar um determinado serviço. Para se ter uma ideia, num estudo realizado pela Edelman, cerca de 63% dos inquiridos disseram confiar mais no selo de aprovação dos seus influenciadores favoritos acerca de um produto, do que confiar diretamente nas marcas que o representam e o êxito desta tática pode ser resumida em uma única palavra: autenticidade.
Os milhares de seguidores, o tipo de conteúdo e até a faixa etária, são apenas algumas das razões que fazem com que estas pseudo-celebridades transmitam mais confiança e uma sensação de conexão com a sua audiência, o que facilita a sensação de segurança e convicção entre aquilo que está a ser vendido e o público que possa estar interessado no mesmo.
Um dos grandes calcanhares de Aquiles no marketing tradicional, é a necessidade de maiores níveis de custos para publicitação (rádio, panfletos, etc), que muitas vezes não chega a ter um grande alcance e divulgação. No marketing digital, a realidade não poderia ser completamente diferente. Não existindo barreiras para o mundo online, é fácil de assegurar uma maior exposição à nível global. Se o objetivo de uma empresa for expandir o negócio para outras cidades/países, ter uma boa presença no digital é imprescindível.
Como se não bastasse, ao contrário dos meios offline, as ações de marketing digital têm resultados instantâneos, pois o consumidor pode realizar qualquer compra em poucos minutos, a partir de qualquer lugar e com a máxima rapidez. Numa altura em que o consumismo e o capitalismo estão cada vez mais patentes, a agilidade de uma determinada companhia é fundamental, afinal de contas: tempo é dinheiro.
É também importante ressaltar que a linha de comunicação de uma marca é tudo, por isso, é importante associar-nos com influenciadores que não sejam um fardo no futuro. Da mesma maneira que eles podem melhorar o nosso processo de vendas e funcionar como embaixadores fidedignos, se houver alguma polêmica ou situação tendenciosa, podemos colocar o nome da nossa empresa em cheque.
Devemos ter em mente que ao escolher alguém para ser a representação de uma entidade, é preciso ter em conta que eles terão a responsabilidade de transmitir aos nossos clientes quais são os valores que queremos passar.