O Executivo guineense e a Organização das Nações Unidas (ONU), com o apoio de parceiros nacionais e internacionais, realizaram de 6 a 8 Fevereiro, em Bissau, o Fórum Nacional sobre Cuidados Primários de Saúde, com o objectivo de melhorar o bem-estar da população daquele país.
O fórum que decorreu sob o lema “unidos pela Saúde e pelo bem-estar da população na Guiné-Bissau”, juntou também o Fundo Global da ONU, a Aliança Global para a Vacinação e Imunização (GAVI) e a Fundação Bill e Melinas Gates.
O director-geral de Promoção e Prevenção da Saúde Pública, Agostinho N’Dumba, considerou a iniciativa de “extrema importância” para o sistema de saúde do país, que disse estar “decadente”.
“Imunização”, “controlo de doenças”, “saúde reprodutiva materna”, “saúde neo-natal”, “saúde infantil”, “saúde de adolescentes” e “nutrição”, são alguns dos temas que estiveram em debate no certame.
“Os cuidados primários de saúde são fundamentais para a operacionalização da Cobertura Universal de Saúde e acelerar o progresso em direcção aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis”, lê-se numa publicação do sistema das Nações Unidas em Bissau, numa rede social.
O fórum culminou com a assinatura do Apelo Nacional à Acção para a Saúde e o Bem-Estar da População da Guiné-Bissau.
*Luzia dos Santos