ONU diz que Cabo Verde ultrapassou a média do desenvolvimento sustentável

A coordenadora da Organização das Nações Unidas (ONU) em Cabo Verde, Patrícia Portela de Sousa, disse que a caminhada do arquipélago para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem indicadores "mais avançados do que a média global e regional". À margem da Feira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, realizada no âmbito das celebrações do…
ebenhack/AP
Coordenadora da ONU no arquipélago, Patrícia de Sousa, diz que o país tem registado "ganhos notáveis" no seu processo de desenvolvimento social, económico e ambiental.
Economia

A coordenadora da Organização das Nações Unidas (ONU) em Cabo Verde, Patrícia Portela de Sousa, disse que a caminhada do arquipélago para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem indicadores “mais avançados do que a média global e regional”.

À margem da Feira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, realizada no âmbito das celebrações do Dia das Nações Unidas, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na Praia, Patrícia de Sousa disse que o país tem registado ganhos notáveis no seu processo de desenvolvimento social, económico e ambiental e que os ODS estão mais avançados do que a média global e muito mais do que a média regional.

No mesmo evento, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou que Cabo Verde “está num bom caminho” para alcançar os ODS, com indicadores positivos em áreas como a erradicação da pobreza extrema e a resiliência às mudanças climáticas.

“Estamos num bom caminho, a nossa avaliação é positiva, assim como das organizações internacionais”, afirmou, citado pela Lusa, reconhecendo, no entanto, que o país ainda tem desafios a enfrentar até 2030.

Ulisses garantiu que continuaram a trabalhar para que tenham mais crescimento económico, mais condições de criação de emprego, redução significativa da pobreza e das desigualdades.

Entre os principais desafios, o chefe do governo cabo-verdiano apontou a criação de emprego e a erradicação da pobreza extrema de forma sustentável.

A Feira dos ODS foi organizada pela Uni-CV, em parceria com as Nações Unidas e visa reforçar o papel transformador da academia e da inovação tecnológica no cumprimento daqueles objectivos.

*Napiri Lufánia

Mais Artigos