Um envelope financeiro de 17,6 milhões de dólares é o valor que a Organização das Nações Unidas (ONU) vai disponibilizar a Cabo Verde para a execução do Plano de Trabalho Conjunto deste ano, assinado nesta Segunda-feira, 28.
O anúncio foi feito esta semana pela coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas no arquipélago, Ana Graça, que com a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação cabo-verdiana, Miryam Vieira, rubricaram o acordo do referido Plano.
Este é o último instrumento de trabalho anual entre as partes, no âmbito da assinatura em Outubro de 2017, do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento das Nações Unidas em Cabo Verde (UNDAF), orçado em cerca de 96 milhões de dólares, para vigorar entre 2018 e 2022.
A coordenadora residente da ONU disse que o novo plano garante acções de continuidade com o anterior, lança as bases para o próximo quadro de cooperação (2023 – 2027) e mantém as grandes prioridades para dar resposta à pandemia da Covid-19.
Por sua vez, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação cabo-verdiana considerou que a assinatura do plano anual de trabalho conjunto entre Cabo Verde e as Nações Unidas é a “prova evidente” da vontade política em reforçar e aprofundar as relações de cooperação entre as duas partes.