A Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai inaugurar um novo escritório regional em Luanda no próximo mês de julho, destinado a servir os países africanos de língua portuguesa. O anúncio foi feito pelo director-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, e divulgado na página do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
A decisão foi comunicada após uma reunião entre Gilbert F. Houngbo e a ministra do MAPTSS, Teresa Rodrigues Dias, que ocorreu à margem da 112.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça, que decorre até 14 de junho.
“Com a abertura do Escritório-País, os PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] vão poder tratar de todas as matérias ligadas ao sector do trabalho, formação de quadros, inserção de quadros no sistema das Nações Unidas e geração de empregos”, refere a nota de imprensa.
Gilbert F. Houngbo planeia deslocar-se a Luanda nos dias 29 e 30 de Julho para a inauguração oficial do novo escritório. Durante a sua visita, manifestou interesse em ser recebido pelo Presidente de Angola, João Lourenço, com o intuito de discutir questões relacionadas com a agenda da OIT, incluindo acções desenvolvidas no território angolano e projectos implementados no âmbito da assistência técnica da organização.
Além disso, Houngbo terá encontros com os constituintes tripartidos da organização em Luanda, que incluem representantes do governo, empregadores e trabalhadores, reforçando o compromisso da OIT com a cooperação e desenvolvimento no setor laboral nos PALOP.