Cerca de 30 filmes e documentários de realizadores são-tomenses e internacionais começaram a ser apresentados na 5ª edição do São Tomé Festfilm, que decorre em São Tomé e Príncipe, deste Quarta-feira última, em que se destacam obras sobre alterações climáticas direccionadas às crianças.
Para concretizar este objectivo no festival que termina já neste Sábadop, 29, a organização conta com a parceria do festival português CineEco, da Serra da Estrela, que disponibilizou um conjunto de filmes de animação para os mais novos.
O director do São Tomé Festfilm, Hamilton Trindade, fez saber que a edição deste ano do festival de cinema dá destaque a filmes que passam mensagem sobre os problemas climáticos, que não só em São Tomé e Príncipe, mas o mundo no geral está a sofrer.
O evento surge com a ambição de desenvolver e dinamizar projectos nas áreas do cinema, televisão, vídeo e multimédia, através de oferta de actividades educativas como a realização de workshops e conferências, com o objecctivo de colocar São Tomé e Príncipe na rota do cinema internacional e ser um ponto de encontro para quem gosta de cinema.
O festival, segundo a Lusa, decorre no Centro Cultural Português e está distribuído em 10 sessões, em que serão apresentados curtas e longas-metragens, filmes de animação e documentários que competem em três categorias, nomeadamente “competição nacional”, “filmes africanos” e “internacional”.