Fátima Monteiro é, sem sombra de dúvida, uma mulher Na Linha da Frente pelo seu contributo na área dos seguros, quer em Portugal, quer em Angola. Tendo ajudado a fundar o BIC Seguros, onde actualmente ocupa o topo da hierarquia, assumindo o cargo de presidente da Comissão Executiva, esta profissional, detentora de uma vasta experiência, sublinha que as carreiras devem ser construídas com bases sólidas para um dia não se desmoronarem. Pelo caminho, elege três características fundamentais de um bom profissional: saber-saber, saber-fazer e saber-estar.
Há mais de 30 anos no sector dos seguros, onde ingressou aos 26 anos, Fátima Monteiro ocupou ao longo da sua carreira vários cargos de chefia, entre os quais o de directora da unidade de negócios estratégicos da seguradora portuguesa Açoreana e de directora das operações na mesma seguradora.
A sua chegada a Angola data de 2007, quando recebeu o convite da Associação Portuguesa de Seguradores que, apercebendo-se da sua estadia em Angola, a convidou para leccionar no Instituto de Formação Bancária de Angola (IFBA), onde, para além de dar aulas no curso de mediadores de seguros, também passou a dar formações sobre formas de atendimento aos quadros de algumas empresas e ministérios.
A competência e a experiência demonstradas durante as formações que ministrava foram determinantes para ser convidada pelo conselho de administração do Banco BIC para trabalhar como directora de recursos humanos do Banco. Em 2014, o BIC entrou para o negócio dos seguros e, mais uma vez, a sua experiência e conhecimentos foram considerados fundamentais, tendo sido convidada a assumir o cargo de Presidente da Comissão Executiva do BIC Seguros.
“Diante dos desafios, dificilmente recuo. Posso até ter algum receio no princípio, mas depois procuro todos os dias aprender coisas novas e aquilo que não sei vou à luta para aprender”, explica.
Ler mais na edição 47 Fevereiro e Março de 2021/ da FORBES Angola, já disponível.