Há mais de 11 anos, Hussein Khatoun – que domina as operações, vendas e marketing, começou uma aventura de importador e distribuidor de detergentes, com o sócio Ali Houballah, de origem Libanês-Francês e que se formou no London School of Economics, dominando a área financeira e supply chain, conseguiram alcançar o que sempre sonharam: um império no ramo dos detergentes.
A Basel Angola produz, num complexo fabril de 50 hectares no município de Viana, em Luanda, avaliado em 35 milhões de dólares, três marcas de detergentes, limpeza e higiene pessoal, líderes de mercado, nomeadamente a Madar, Ultra e a Glória. Agora, esta a lançar-se para a produção de sabão em barra.
“A nossa actividade em Angola teve início em 2009, contudo a nossa produção nacional começou em Março de 2012”, diz à FORBES Hussein Khatoun, co-fundador e director-geral. O empresário conta que, ao mesmo tempo que montavam a fábrica em Angola, executavam a distribuição de produtos importados já acabados, em Luanda e outras províncias do país.
O grupo emprega 1.090 trabalhadores, entre nacionais e estrangeiros, divididos nas cinco fábricas, designadamente de plástico – onde produzem recipientes, entre frascos e garrafas para os líquidos como lava-loiça, lixivia e as tampas; de álcool em gel, de lava-loiça, de ambientador e de detergente em pó. Em construção está mais uma unidade fabril para produzir sabão em barra.
Nesta última, adianta Hussein Khatoun, foi feito um investimento de 6 milhões de dólares, que contou com o financiamento bancário, no âmbito do Programa de Apoio à Produção e Substituição das Exportações (Prodesi). “É um investimento menor, porque as infra-estruturas já existem. Embora, as vezes fica mais caro em termos de maquinaria, fazer ligações e conectar tudo, mas se tiver know how é ainda mais fácil, até porque nós já dominamos esta área”, justifica.
Um líder visionário
De 37 anos de idade, Hussein Khatoun nasceu nos Estados Unidos da América. Formado em Business Management e Marketing pela Universidade Libanesa-Americana, é filho de um empresário libanês-britânico, que detém uma fábrica de plástico na Nigéria, país em que Hussein passou grande parte da sua infância.
Quando terminou a formação, foi para o Qatar trabalhar numa empresa ligada à construção civil, até a altura em que despoletou a crise financeira mundial em 2009. Daí rumou à Nigéria com a família, onde trabalhou na fábrica de detergente H&D. Há mais de 11 anos, começou a sua carreira empresarial em Angola, como importador e distribuidor de produtos de higiene do lar, concretamente detergente.
Em 2012, lançou a primeira fábrica de detergente em pó de marca Madar, que veio a se tornar a maior e única no país até hoje. O negócio cresceu e decidiu ampliar o investimento com o lançamento de uma nova marca, Ultra, de produtos de higiene do lar, com uma gama mais alargada: detergentes em pó e líquidos para roupa, loiça, casas de banho e cozinha, que veio a consolidar a posição de líder do mercado.